quarta-feira, 2 de maio de 2012

Palavra de Deus e castidade: Lectio Divina 4

1Jo 3, 16

Foi com isto que ficámos a conhecer o amor: Ele, Jesus, deu a sua vida por nós; assim também nós devemos dar a vida pelos nossos irmãos.


Lectio

A fé cristã é muito realista. Todos os grandes valores e ideias têm uma base sólida de experiência. O maior deles é o amor. E o amor é um valor para nós porque Jesus o viveu efectivamente. O Novo Testamento não é senão uma recordação da vida real de Jesus, dos gestos que Ele fez. Do seu amor feito gesto concreto. Da sua vida oferecida totalmente.

E é a partir da memória de Jesus e do seu estilo de vida que nós aprendemos o que é o amor: é dar a vida como Ele.


Meditatio

Podemos escolher. Hoje, os grupos, a sociedade, têm menos poder que antes para nos impor regras de comportamento. Está nas nossas mãos escolher. O que é que é importante para a nossa vida? Que valores organizam a nossa sexualidade? Podemos escolher.

Podemos escolher as vozes da maioria ou dos poderosos: prazer, domínio, aparência, auto-realização… Há muitas opções. Mas podemos escolher o amor. Amor a sério. Não daquele que se reduz a emoções apressadas para combater a solidão. Amor daquele que leva a dar a vida ao outro. A confiar-lhe os segredos e as fragilidades. A fazer com que de dois passemos a ser uma só carne. Amor que é maior do que sexo. Amor que dá sabor ao sexo. Amor como o de Jesus.


Oratio

Agora já conheço o amor. Quando olho para Ti, Jesus, já sei como amar. Os teus gestos, a maneira como falavas, a maneira como olhavas e respeitavas homens e mulheres, é para mim uma fonte de inspiração.

Agora já sei como escolher os meus caminhos. Quando me sentir dividido, inseguro nas escolhas, basta-me olhar para Ti e para o teu estilo: dar a vida pelos outros. Sempre. Em todos os aspectos da minha vida.


Actio

Hoje vou fazer um gráfico com a minha vida. Para saber onde gasto mais energias. Com o meu próprio bem-estar ou com os outros. Para saber o que quero mesmo: estar virado para mim mesmo ou viver indo ao encontro dos outros?
 
 
GPS 3, Módulo Eles & Elas - Edições Salesianas

Sem comentários:

Enviar um comentário