terça-feira, 1 de maio de 2012

Palavra de Deus e castidade: Lectio Divina 3



Mt 5, 27-28

«Ouvistes o que foi dito: Não cometerás adultério. Eu, porém, digo-vos que todo aquele que olhar para uma mulher, desejando-a, já cometeu adultério com ela no seu coração.»


Lectio

Jesus é radical. Ele recorda a clareza dos mandamentos. Neste caso, o sexto mandamento dizia “não cometerás adultério”. Respeitarás a sacralidade do matrimónio. Não podes deixar que uma sexualidade egoísta se sobreponha a uma aliança que Deus abençoou.

Mas Jesus vai mais além. Jesus radicaliza e interioriza. Os gestos exteriores, também os da sexualidade, começam no coração. Transformar a imagem duma pessoa em objecto de desejo já é degradar a sexualidade.


Meditatio

Que estranhas que nos soam estas palavras. Se acompanharmos as novelas (as de ficção e as da vida real) vemos como a fidelidade matrimonial caiu totalmente em desuso. Para tanta gente de hoje, não há outra lei que não seja a satisfação dos desejos pessoais, por muito egoístas que sejam. Doa a quem doer. Rasgando os compromissos que for preciso.

A tentação de viver a sexualidade de forma egoísta, ao sabor do “apetece-me” não é de hoje. E em todos os tempos, Jesus continua a radicalizar: “Não cometerás adultério.” Nem com o corpo todo nem com pensamentos. O corpo, o teu e o do outro, merece mais. Aos olhos de Deus vales muito mais do que os teus instintos.


Oratio

É exigente, Jesus, a leitura que Tu fazes da Palavra de Deus. Mas fico feliz. Porque Tu acreditas que somos capazes de viver uma sexualidade verdadeiramente humana. Capaz de respeitar os compromissos, os valores, os projectos. Obrigado pelas tuas indicações e pela tua presença na nossa vida que nos ajudam a viver uma sexualidade integrada, autêntica, honesta.


Actio

Há pessoas (com quem nos cruzamos ou de quem conhecemos a imagem) que reduzimos a objectos sexuais. Hoje é o dia de dizer não. Hoje recuso ver essas pessoas como objecto. Hoje vou tentar perceber que, para lá das aparências, cada pessoa é uma pessoa e não um objecto. Com sentimentos, com sonhos, com dignidade.
 
GPS 3: Módulo Eles & Elas, Edições Salesianas

Sem comentários:

Enviar um comentário