domingo, 29 de abril de 2012

Palavra de Deus e castidade: Lectio Divina 1

1Cor 6, 15-20


Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? (...) Mas quem se une ao Senhor, forma com Ele um só espírito. Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que o homem cometa é exterior ao seu corpo, mas quem se entrega à impureza, peca contra o próprio corpo.

Não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, porque o recebestes de Deus, e que vós já não vos pertenceis? Fostes comprados por um alto preço! Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo.




Lectio

Para S. Paulo e para toda a Bíblia, o corpo é quase o mesmo que a pessoa toda. Não é apenas uma parte da pessoa, uma “peça” biológica. Para a Bíblia, a pessoa é fortemente unificada. Não faz sentido falar do corpo à parte dos sentimentos ou dos valores.

O corpo é o templo de Deus. Se o corpo é a pessoa toda, a relação com Deus “mora” no corpo. O uso que damos ao corpo relaciona-se fortemente com a qualidade da relação com Deus.


Meditatio

Vivemos vidas muito compartimentadas. Muito fragmentadas. Entre instantes diversos, tarefas diferentes.

Como se cada um de nós não fosse uma unidade mas um sortido de peças. A Palavra de Deus pede-me que recupere a unidade de mim mesmo.

Temas como o desejo, o prazer, o sexo são vistas como “coisas” do corpo que não têm nada a ver com as “coisas” espirituais: os valores, a fé. A Palavra de Deus propõe-me que volte a viver a minha sexualidade de forma unificada. Em sintonia com todas as dimensões da minha vida. O meu corpo, os meus sentimentos são “templo do Espírito Santo”. Não são “opostos” a Deus nem desprezíveis aos olhos de Deus.


Oratio

Senhor, ensina-me o que é isso de “glorificar” a Deus com o corpo.

Às vezes mal, mas já aprendi a rezar com as palavras e com a tua Palavra, a Bíblia.

Como glorificar-Te com o corpo? Quais os gestos, as posturas do meu corpo que Te podem glorificar? Que podem dizer a todos o que Tu fizeste por mim? Que podem anunciar a tua bondade e o teu plano de amor para toda a humanidade?

Tantas vezes o meu corpo só sabe gritar que quer prazer egoísta!

Vem, Senhor, com o teu Espírito, com os seus sete dons até à minha vida. E muda a maneira como vejo e actuo com o meu corpo.


Actio

Vou empenhar-me em ver o meu corpo não como mercadoria de moda mas como corpo que Deus ama. Como corpo capaz e digno de anunciar a beleza do Senhor e o seu amor por todos nós.
 
 
GPS 3, Módulo Eles & Elas - Edições Salesianas

Sem comentários:

Enviar um comentário